meu celular não carrega

Seu Celular não carrega? 11 Dicas que podem resolver esta situação

Facebook
Telegram
WhatsApp

Seu celular não carrega de jeito algum?

Neste artigo quero compartilhar 11 dicas para te auxiliar e tentar descobrir o por que seu celular não carrega.

Espero te ajudar e responder as dúvidas mais comuns.

Se a bateria do seu aparelho celular não estiver carregando corretamente, não coloque a culpa no carregador ou em sua bateria. Com base na experiência pessoal, a solução do problema pode ser muito mais simples do que você pensa.

Se o telefone ou o tablet não estiverem sendo carregados corretamente, dê uma olhada nessas 11 maneiras de corrigir um celular que não carrega.

Clique aqui para assistir o vídeo passo a passo gratuito

Por que um celular não carrega?

A maioria dos problemas de carregamento está relacionado a seu cabo USB ou carregador.

Também pode estar ligado à própria porta USB.

celular nao carrega video

Faça você mesmo a correção da porta USB

Se o celular não carrega, a mais rápida, fácil, e muitas vezes a solução mais bem sucedida, é fazer uma reparação caseira no hardware do celular.

O problema é que em muitas vezes as superfícies metálicas dentro da porta USB e o carregador micro USB estão como mal contato, podendo ser um defeito de fabricação ou por causa da contínua obstrução e desligamento do cabo de carregamento.

Tudo o que você precisa fazer é desligar o dispositivo, remover a bateria se possível e usar algo pequeno, como um palito, para “alavancar” as vias dentro da porta USB do smartphone ou tablet.

Faça isso com muito cuidado e delicadamente.

Em seguida, reinsira a bateria e ligue-o novamente. De nove a dez vezes isso é tudo o que é necessário.

Verifique se todas vias de energia na porta USB do dispositivo estão iguais – o cabo pode não estar entrando em contato corretamente.

[content-egg module=Amazon template=custom/simple_list]

Faça uma limpeza: remova os fiapos e a sujeira

Você mantém o seu telefone no bolso do seu jeans? Caso a resposta for sim, o pano pode ser o culpado. Eu ja perdi a conta do número de vezes de celulares que chegam em meu laboratório com a entrada usb cheia de risiduos de calças.

Além disso, tenho visto também telefones com a porta de carga congestionada de chocolate e outros restos de comida. eccaaaa…..

Uma lata de ar comprimido pode soprar, limpar os residuos remanescentes e fazer com que sua conexão USB volte ao normal.

Celular não carrega ainda? Troque os cabos

A parte mais frágil de um carregador é o cabo, não o adaptador que se conecta à tomada de parede.

Os usuários Apple são particularmente vulneráveis aqui, porque os cabos Lightning fabricados pela Apple (são caros) e parecem ter uma expectativa de vida de cerca de quinze minutos.

Mas todos os cabos têm uma vida difícil e dependo da maneira que colocamos, tiramos ou torçemos o fio do cabo, diminuímos sua resistência.

Substituindo aleatoriamente um cabo USB diferente do original é outro atalho para uma experiência de carregamento desagradável.

A maneira mais fácil de diagnosticar um cabo defeituoso é tentar usar outro e verificar se ele funciona corretamente com o dispositivo.

Se fizer isso, você sabe que o cabo original estava em ruim. Se não, esse é outro vilão em potencial que descartamos.

Diagnosticar um Carregador de tomada ruim

Se o cabo não parece ser o problema, verifique o adaptador de tomada de parede – especialmente na região  onde o cabo de carregamento pode ser removido.

Encontramos problemas em vários carregadores onde a porta USB se torna um pouco solta, depois de ligar e desligar o cabo continuamente.

Verifique também se a mesma combinação de carregador e cabo, funciona em um dispositivo diferente, porque isso o ajudará a eliminar a possibilidade de que seu dispositivo esteja com defeito, ao invés do cabo ou carregador.

Você também deve certificar-se que não há um problema com sua tomada de parede.

Lembre-se – segurança em primeiro lugar

Não carregue o telefone perto de água ou em ambientes excessivamente quentes ou úmidos.

Além disso, se você está substituindo um carregador ou cabo, seja cauteloso.

A internet está cheia de relatórios de carregadores paralelos baratos, que explodem no meio da noite ou transforma seus smartphones em torradas.

Tal como acontece com qualquer equipamento elétrico, certifique-se de que qualquer coisa que você comprar, cumpra com todos os padrões de segurança existentes.

As pessoas tem o costume de deixar seu aparelho celular carregando a noite, queria deixar claro que não tem nenhum problema você deixar o seu celular carregando durante a noite.

Os smartphones modernos têm medidas em vigor para evitar danos quando as baterias continuama ser carregadas, mesmo depois da carga estar completa.

Dito isto, carregar uma bateria não gera calor, se um smartphone está em um espaço apertado, como sob um travesseiro ou embaixo do cobertor, há uma chance dele estar muito quente.

O mais importante, se você estiver carregando seu celular durante a noite, apenas certifique-se que ele esteja fora da cama, em um local seguro.

[content-egg module=Amazon template=custom/simple_list]

Mesmo assim o celular não carrega? Substitua a bateria

Baterias não duram para sempre, e depois de alguns anos elas começam a lutar para manter a carga. Quanto mais você descarregar e recarregar, mais cedo precisará ser substituída.

Se a sua bateria está apresentando defeitos depois de apenas seis meses, você deve fazer uma reivindicação de garantia para uma substituição gratuita, mas se a bateria tem mais de dois anos, provavelmente está se aproximando do fim de sua vida útil.

Algumas baterias defeituosas são fáceis de detectar, porque começam a estufar ou apresentam vazamento de líquido.

Se não visualizar a bateria defeituosa, remova a tampa do seu dispositivo e inspecione a bateria (se você puder, alguns dispositivos têm compartimentos de bateria selados).

Se a tampa não sair, você pode tentar colocar seu celular sobre um local plano e verificar se ele fica girando.

Uma bateria saliente vai deformar a estrutura do seu dispositivo e você pode não ser capaz de ver essa protuberância, mas pode ser o suficiente para permitir que o seu telefone fique girando.

Se você suspeitar que sua bateria pode estar inchada ou vazando, leve seu telefone para uma oficina e compre uma bateria nova para substituição.

E por favor se você for substituir a bateria do seu celular, compre uma bateria original.

Carregar com o carregador certo

Carregamento de uma tomada de parede será sempre mais rápido do que o carregamento via PC ou notebook, porque as portas USB dos computadores não enviam muita energia.

Uma tomada de parede pode fornecer o dobro da potência de uma porta USB e carregadores rápidos pode fornecer até cinco vezes mais energia – o que significa um carregamento muito mais rápido. Portanto, se o seu telefone está carregando lentamente e você está conectado a um PC, ai está o seu problema.

Um carregador de outro telefone pode não fornecer a quantidade certa de energia – por exemplo, um carregador para um fone de ouvido Bluetooth, não vai enviar tanta energia como um carregador projetado especificamente para smartphones.

Se você tiver um telefone que suporta carregamento rápido, mas não tiver carregador de alta potência, de nada adianta, a carga sera lenta.

Antes de comprar leia as entrelinhas.

Se você achar que seu celular realmente não tem jeito, dê uma olhada na lista dos celulares mais vendidos e com excelente custo benefício.

Atualize ou reverta seu celular

As atualizações de software e as novas versões do Android podem causar estragos na vida útil da bateria, especialmente ao atualizar um dispositivo antigo para o software atual.

Os dispositivos mais novos são mais otimizados para aproveitar o software mais recente, enquanto um dispositivo de dois anos atraz pode não funcionar muito bem quando ele for atualizado.

Se isso acontecer com você e você não conseguir solucionar o problema, considere voltar o sistema do seu celular para uma versão anterior do Android, embora seja avisado que isso traz riscos de segurança.

As versões de software mais recentes são sempre recomendadas para manter o dispositivo protegido, embora o risco de manter o smartphone em uma versão antiga seja terrivel, vale a pena tentar.

Da mesma forma, às vezes a vida útil da bateria do dispositivo pode ser significativamente melhorada por uma atualização, por isso, se você acha que pode estar muito atrás em sua versão de software Android, vá para Configurações > Sobre o telefone para verificar se há uma atualização.

Mantenha sua versão do Android atualizada, ou reverta para uma versão anterior, se necessário.

Desligue-o

A utilização de aplicativos e recursos intensivos durante o carregamento do seu dispositivo afecta a rapidez  e diminuia a vida útil da bateria. Se você estiver conversando no whatsapp com o brilho no máximo, durante o carregamento, naturalmente levará mais tempo para carregar do que faria com sua tela, Wi-Fi e 4G desligado.

Ligue o dispositivo no modo avião ou desligue-o completamente quando estiver a carregando, isso se você busca uma carga mais rápida e segura. Pense nisso! 😉

[content-egg module=Amazon template=custom/simple_list]

Verifique a tensão e a amperagem da bateria

Faça o download do aplicativo ampere no seu celular e abra-o. Agora, conecte seu carregador e a interface deve ficar verde e o texto na parte superior deve dizer “medição”. Se você não vê isso, ou nada acontece, significa que não há corrente indo para o seu dispositivo.

Se identificar uma corrente, o aplicativo mostrará agora as estatísticas de carregamento desse carregador, incluindo os níveis de carga mínima e máxima (em miliamperes), a tensão e a corrente máxima. Esta é também uma ótima maneira de descobrir qual de seus carregadores está se saindo melhor.

Experimente conectar os diferentes carregadores de celular  que você possui, incluindo os carregadores de baterias portáteis, para ver qual é o valor de carga máximo, mais alto ou a média mais alta (o aplicativo torna bastante fácil ter uma ideia disto).

Não é uma medida exata, mas é uma indicação e o aplicativo é completamente gratuito.

E quanto aos danos causados pela água?

Se o seu telefone falha ao carregar depois que caiu na água você não tem muitas opções. A sua melhor aposta é tentar substituir a bateria, se isso for possível.

Você deve, no entanto, tentar impedir que isso aconteça.

Leia nosso artigo explicando o que fazer quando seu celular cai na água, para descobrir os primeiros passos que você deve tomar ao tentar resgatá-lo.

Depois de tudo isso, mesmo assim celular não carrega? Acho que tenho uma má notícia viu. Espero que não seja seu caso.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Abraços e até a próxima. 😉

Facebook
Telegram
WhatsApp