As melhores dicas sobre como secar um celular estão aqui.
Meu objetivo é que você evite fazer qualquer besteira, tente secar seu celular de forma errada e acabe piorando ainda mais a situação.
Você não tem ideia o que já ví nos mais de 10.000 (dez mil) celulares que fiz manutenção, algumas coisas dão até medo. 😮
Importante: Se seu celular caiu na água de mar, infelizmente não há muito o que fazer, leve-o numa assistência técnica o mais rápido possível
Como secar um celular corretamente?
Existem alguns passos recomendados para secar celular que devem ser seguidos para aumentar as chances de recuperá-lo. E também algumas coisas que devem ser evitadas, mesmo se for sua última opção.
Evitar #1: Não use um secador de cabelo para secar um celular
Ao contrário que muitos falam, NUNCA USE UM SECADOR DE CABELO para secar celular.
Usar um secador de cabelo pode forçar a umidade em direção a placa mãe, alcançando os componentes elétricos do celular. Se a umidade for conduzida mais profundamente, a corrosão e a oxidação podem resultar em outros problemas irreversíveis nos circuitos internos.
O princípio Bernoulli afirma que, como o ar quente e seco se move rapidamente sobre o telefone, a pressão de ar diminui suavemente ao puxar ou chupar a umidade para fora do telefone.
A melhor parte desta opção é que você pode deixar um celular na frente de um ar quente e em movimento por horas sem esforço.
Leia também!
Evitar #2: Jamais pense em secar seu celular no microondas
Parece óbvio não? Mas a quantidade de pessoas que fazem isso é enorme.
Secar um celular no microondas pode prejudicar todos os componentes eletrônicos internos de seu dispositivo, além de correr um sério risco de explosão em sua casa. Sem exageros. ;o
As microondas não se dão bem com objetos metálicos, tampouco com circuitos eletrônicos.
Dica #1: Pano macio ou toalha
Sem dúvidas o velho e simples pano ou toalha devem ser os primeiros itens para te ajudar nesta jornada, pois vão tirar o excesso de água, facilitar os próximos passos e aumentar as chances de sucesso durante todo o processo.
Agora é importante que evite agitar ou mover o telefone excessivamente, para evitar a passagem de água através dele.
Se você tirou a bateria do celular algum tempo, pode limpar o interior do seu telefone com álcool isopropilico. Ele vai deslocar ou até mesmo evaporar a água, que por si só pode resolver o problema.
Dica #2: Use um aspirador de pó (água)
Se você quiser tentar sugar o líquido para fora da parte interna do telefone, tente usar um aspirador de pó (que sugue água). Remova toda a umidade residual, mantido sobre as áreas afetadas por até 20 minutos, em cada área acessível (procure alguém para fazer o revezamento).
Vale destacar: é necessário sugar a água por alguns minutos e não poucos segundos como a maioria das pessoas pensam.
Tenha cuidado para não segurar o aspirador muito perto do telefone, pois um vácuo pode criar eletricidade estática, o que é ainda pior para o celular do que a água. Mantenha uma distância segura de aproximadamente 10cm.
Este é o método mais rápido e pode completamente secar o seu telefone e fazê-lo funcionar em trinta minutos. Após este processo, não ligue seu celular por alguns minutos.
Dica #3: Use uma substância com alto índice de precisão para extrair umidade
Uma opção barata é colocar o telefone em uma tigela ou saco de arroz crú durante a noite, ou apenas cobrir o telefone em toalhas de papel. O arroz pode absorver algumas umidades remanescentes.
Se disponível, é preferível usar um dessecante em seu lugar. Os dessecantes podem absorver umidade melhor do que o arroz.
Você também pode tentar colocar o telefone celular dentro de um saco plástico que pode ser selado ou um recipiente de plástico (hermético). Adicione um pacote dessecante, como gel de sílica – muitas vezes encontrado em sapatos novos, bolsas, etc.
A desvantagem deste método é que os pacotes embalados com sapatos normalmente já atingiu sua capacidade de absorção. Mas encontrar silica gel hoje é bem simples.
Dessecantes para secagem de flores geralmente podem ser comprados na maioria das lojas de artesanato. Deixe o celular com o dessecante ou arroz o maior tempo possível (pelo menos durante a noite) para absorver a umidade.
Dica adicional: Gire o telefone para uma posição diferente a cada uma hora até que você vá dormir. Isso permitirá que qualquer água restante dentro do celular, procure um oríficio para sair.
Espero que com estas dicas tenha conseguido secar seu celular e voltado funcionar como antes.
Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais.
Abraços! 😉